terça-feira, 28 de julho de 2009

Nissan elétrico




A montadora japonesa revelou hoje, mais detalhes do seu primeiro veículo totalmente elétrico, o EV. O protótipo é baseado no hatch médio Tiida, que segundo a Nissan possui uma autonomia maior que os seus concorrentes, além de uma carroceria rígida, motor de alta performance e baterias de íon-lítio compactas com alta potência e grande capacidade. A montadora informa que a idéia é oferecer ao consumidor alta performance e muita segurança, além de uma experiência silenciosa e calma ao volante, algo que somente um trem de força elétrico pode proporcionar. O EV está previsto para ser lançado comercialmente em 2010 nos Estados Unidos e no Japão.



A performanse e a autonomia do motor são destaque. O motor entrega 80kW/280Nm para respostas rápidas e vigorosas do pedal do acelerador. As baterias de íon-lítio de 24 kWh estão localizadas embaixo do veículo para não comprometer o espaço da bagagem ou dos passageiros e para reduzir a resistência do ar. A Nissan informa que um espaço específico para as baterias melhora a rigidez da carroceria que, combinada com o trem de força elétrico, minimiza a vibração e os sons externos para oferecer mais silêncio na cabine. E um sistema de freios regenerativos permite o recarregamento das baterias durante as desacelerações e frenagens, e ajuda a ampliar a autonomia para 160 km.



Um sistema computadorizado de telecomunicação instalado no portótipo EV, desenvolvido pela Nissan, em conjunto com um computador de bordo, transmite informações ao centro mundial de dados da marca, 24 horas por dia, sete dias por semana. E através desse sistema a montadora informa ao consumidor pontos de abastecimento para indicar o local mais próximo de onde o veículo se encontra - há também informações detalhadas de cada posto de abastecimento. Outro recurso disponível na navegação é o mapa com as áreas de autonomia, de acordo com o estado da carga das baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.