segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SEGREDO - Picape Agile roda com motor 1.4 e registro de Montana


Por Rodrigo Samy

Fotos: Daniel Abreu e Abreu

A partir de hoje (30), o site Webmotors estará autorizado a publicar matérias aqui no CarPoint News através de uma parceria feita na semana passada, durante evento de lançamento de um modelo da Citroën . Essa pareceria tem como principal objetivo deixar os dois sites com uma visualização maior no meio automotivo e também melhorar o conteúdo de ambos, sempre pensando no leitor que gosta de carros e de informações precisas. A seguir confira o texto do colega de Rodrigo Samy. Um amigo, companheiro de outras redações, me ligou hoje cedo dizendo: “Samy, consegui fotografar com toda calma, apesar de o meu filho no colo, um protótipo da Chevrolet na Zona Leste”. O nome do autor que presenteou o WebMotors é Daniel Abreu e Abreu, um jornalista free-lance, pai de família e também apaixonado por automóveis. Ao contrário do leitor Marcus Vinicius, que flagrou o protótipo do Chevrolet Agile picape rodando em São Paulo, Abreu conseguiu encontrar o carro estacionado. Vale um puxão na orelha dele, apesar de o automóvel estar parado, ele esqueceu de espiar a caçamba. Mas como o Abreu não é tão desligado assim, ele aproveitou a ocasião e fez as fotos em alta resolução. Logo, ele possibilitou ao WebMotors destrinchar a Montana/Agile em pedaços, assim como nomear com exclusividade essa imagens.


Nas primeiras aparições, a picape Agile mostrava uma montagem mais tosca da cabine com a caçamba. Agora, dá para reparar que a profundidade do compartimento de carga será menor, favorecendo assim a visão do motorista. Ou seja, a GM descobriu que não adianta fazer uma caçamba alta, com o objetivo de levar o título de maior caçamba volumétrica, prejudicando visibilidade. A tampa da caçamba ainda está sendo o maior mistério, repare que ela parece de papel marche, com tanto papelão que ela abriga. Tudo indica que a peça terá o mesmo logotipo “Chevrolet” - que se estende na tampa – usado na S10 e na picape Corsa. A lanterna é totalmente diferente da Montana, invade de leve a lataria e apresenta um formato mais retilíneo. A fechadura continua, assim como na Montana e nos outros modelos concorrentes. A cabine da picape Agile está bem próxima da da Montana. Outras semelhanças são o break-light e o bagageiro de alumínio no teto. O trilho da capota marítima também já está posicionado, veja no detalhe que ele guarda seis “orelhas” de amarrações. No detalhe lateral, acompanhe que o protetor da caçamba terá ranhuras, assim como o detalhe da caixa de rodas. Por falar nisso, veja que os para-lamas avançam menos para a área externa. Esse detalhe deixa o contexto geral mais clean. Segundo levantamento de Renavan, o modelo flagrado é uma Chevrolet Montana (Sport), equipada como motor flexível em combustível de 1,4 litro e com 102 cv de potência máxima. O modelo é 2011 e o ano de fabricação é de 2010.


O Chevrolet Agile é um modelo que nasceu com a proposta de desenvolver uma família de modelos, ou seja, estão nos planos da GM fabricar uma picape, um sedã, um SUV pequeno e talvez uma minivan, todos baseados na plataforma do Agile. A primeira prévia de que isso é possível de se realizar foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo – leia-se GPix.O WebMotors também já havia mostrado que a família Viva (nome industrial da plataforma do Agile) iria crescer em outra ocasião. Na época, o internauta Victor Paulo Jr. pegou a picape Agile rodando em rodovias paulistas. A diferença daquele protótipo para o que foi flagrado hoje cedo está na dianteira. Aquele utilizava a mula de um Chevrolet Celta. Tudo indica que a nova picape conviva com a Montana, sendo uma opção mais cara e mais sofisticada. Em todo caso, o lançamento do novo veículo está previsto só para depois de 2010, com direito a uma exibição no Salão do Automóvel de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.