segunda-feira, 27 de agosto de 2012

15 Mitos e Verdades sobre a reforma de pneus


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Por Agência Contatto

Reformar pneus é uma atividade segura, econômica, certificada e fiscalizada pelo Inmetro. A atividade pode ser aplicada em pneus de caminhões, ônibus, automóveis e nos grandes veículos utilizados em mineradoras. Além disso, os pneus de avião são os grandes exemplos da segurança oferecida pela reforma de pneus, pois eles podem ser recapados até 10 vezes.

Mesmo com tanta comprovação, o consumidor, seja ele de veículos de passeio ou o grande transportador, ainda possuem dúvidas. Para responder as principais questões do público, a NSA Pneutec, empresa com 60 anos no mercado nacional de reforma de pneus, esclarece aos 15 mitos e verdades sobre a atividade:

1º) Todos os pneus podem ser reformados?

Verdade. Desde bicicletas até os gigantes das mineradoras são possíveis de serem reformados.

2º) Pneus reformados não têm a mesma performance que o novo?

Mito. A reforma pré-moldada (a frio) tem o mesmo rendimento do pneu novo, isso porque as bandas pré-moldadas são prensadas mecanicamente em prensas hidráulicas e planas a uma compressão altíssima superior a compressão da construção do pneu novo.

3º) Pneus reformados garantem economia no bolso?

Verdade. Sem dúvida. A reforma de pneus custa menos de 50% do pneu novo com o mesmo rendimento.

4º) Pneus novos rodam mais quilômetros que pneus reformados?

Mito. Depende muito do produto utilizado e tipo de operação, o reformado dá quilometragem igual ou superior ao pneu novo.

5º) Deve-se fazer rodízio com os pneus reformados?

Verdade. A indicação é fazer um rodízio a cada 10.000km rodados, usando as posições de mudança conforme configuração do veículo.

6º) Pneus reformados trazem benefícios ao meio ambiente?

Verdade. A cada pneu reformado são economizado, em média, 57 litros de petróleo. O fato de o pneu demorar muitos anos para ter a sua decomposição na natureza, é vital reformá-lo.

7º)  Pneu reformado não tem garantia?

Mito. Pneu reformado também tem garantia, sendo observada principalmente sua banda de rodagem que foi reformada. Já o pneu original tem garantia de cinco anos, a partir da data de fabricação que vem escrita em sua lateral. Essa marcação é composta por uma combinação de quatro números, que traz a semana e o ano de fabricação do pneu.

8º) Pneu reformado também tem indicador para trocá-lo?

Verdade. Para saber exatamente a hora da troca, basta observar o indicador chamado TWI (Tread Wear Indicator), uma pequena saliência que se encontra no meio do desenho da banda de rodagem, que é a única parte do pneu que toca diretamente o solo. No momento em que o desgaste do pneu alcança esse relevo (1,6mm), o pneu tem de ser substituído.

9º) Compensa usar só pneu novo na frota e não reformá-lo?

Mito. O fato de se reduzir custo com os pneus está diretamente ligado a reformar os mesmos, por isso, a necessidade de ter um controle efetivo, utilizando produtos adequados com um parceiro reformador de confiança.

10º) Pneu a quente sofre mais aquecimento na carcaça ao reformá-lo, do que o a frio?             

Mito. Ao contrário do que se pensa, a reforma pré-moldado (frio) recebe tanto calor quanto a reforma no sistema tradicional (quente). Motivo este que a reforma tradicional carga recebe calor só na banda de rodagem durante 90 minutos e no pré-moldado carga em toda a carcaça durante 180 minutos.

11º) Um pneu de avião pode ser reformado?

Verdade. Esta é uma informação de fato que tira todas as dúvidas sobre a reforma de pneus. Os pneus de avião podem ser reformados até 10 vezes e é feita somente no sistema tradicional (quente).

12º) Todo reformador está autorizado a executar este processo de reforma?                              

Mito. A maioria dos reformadores não tem estrutura para realizar está atividade como se deveria por lei, em conseqüência disto os que têm pagam o preço por concorrência desleal. As empresas devem ter autorização do Inmetro para prestarem o serviço da reforma de pneus.

13º) Pneus reformados não aguentam trânsito pesado?

Mito. A reforma de pneus não interfere na construção da carcaça, ou seja, os pneus suportam o mesmo peso que suas características construtivas foram destinadas. A reforma de pneus é responsável por dar uma nova vida a banda de rodagem, parte que toca o solo.

14º) Não é possível saber se a empresa é idônea?

Mito. É possível pesquisar a certificação da empresa através do Inmetro e visitando a reformadora também é possível saber se é uma empresa adequada.

15º) No exterior, as frotas são obrigadas a ter uma parcela dos pneus reformados

Verdade. Em muitos países existe a legislação, como exemplo Itália, onde o governo exige que 1/3 dos pneus da frota do governo sejam reformados.

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