quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mercedes-Benz testa a primeira "rede social" para automóveis



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Por Imprensa Mercedes-Benz

As redes sociais tornaram-se uma forma já consagrada de trocar informações rápida e facilmente. Agora, um dos maiores testes de campo já realizados na área de comunicações entre veículos (C2X) está pronto para demonstrar que este conceito pode ser adaptado para aumentar a segurança viária e a eficiência dos automóveis. A experiência consiste de 120 veículos que irão rodar nas estradas da região do Rhine-Main, na Alemanha, até o final do ano.

Cada carro é ligado por meio de uma rede aos outros participantes da rede, assim como à infraestrutura de controle do tráfego. Cada veículo irá manter os outros atualizados sobre a situação do trânsito a cada momento. Por exemplo, se o final de um engarrafamento na autoestrada A5 estiver escondido atrás de uma colina, os veículos que se aproximarem da área problemática poderão receber um aviso antecipado, permitindo que o motorista decida se deve procurar uma rota alternativa.

Em situações em que os motoristas têm dificuldade em ver o que está acontecendo na estrada à sua frente, como na estrada federal B3, a tecnologia C2X pode ajudar a evitar colisões traseiras e engavetamentos, por exemplo, informando sobre uma freada de emergência a quem vem mais atrás, mesmo que o motorista não possa ver as luzes de freios sendo acionadas por estar atrás de um caminhão.

Os sistemas C2X também podem contribuir um pouco para tornar o trânsito mais eficiente e, consequentemente, menos prejudicial ao meio ambiente, ajudando, por exemplo, a controlar os semáforos de acordo com a demanda, otimizando o fluxo dos automóveis. Além disso, podem oferecer várias outras funções importantes, como sugerir o melhor caminho até o estacionamento mais próximo que tiver vagas disponíveis. Isto torna a comunicação entre os carros um elemento chave na tecnologia da assistência aos motoristas e sistemas de segurança do futuro.

Projeto sim

O objetivo da experiência de campo recém iniciada é testar a adaptabilidade dos sistemas para uso diário em condições de trânsito reais. Essas experiências fazem parte do projeto de pesquisas denominado sim, encabeçado pela Daimler AG. O nome sim® corresponde às iniciais de Safe Intelligent Mobility, ou Mobilidade Inteligente Segura. "Estamos convencidos de que a comunicação entre veículos irá desempenhar um importante papel na mobilidade do futuro", afirma o coordenador geral do projeto sim®, Dr. Christian Weiß, encarregado de sistemas cooperativos na área de Pesquisas e Desenvolvimento Avançado da Daimler.  "A comunicação C2X nos permite detectar objetos e situações perigosas muito além da área próxima do veículo. E isto é um passo importante no caminho para chegarmos a uma era de condução sem acidentes."

O projeto sim® (www.simtd.de) é resultado da colaboração entre fabricantes alemães de automóveis, fornecedores da indústria, empresas de comunicações, institutos de pesquisas e o setor público. O projeto é patrocinado e apoiado pelos ministérios da Economia e Tecnologia, da Educação e Pesquisa, e do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, assim como o estado de Hessen. Para a Daimler, que é pioneira na área da segurança veicular, a comunicação C2X e os sistemas de assistência que dele resultarem são de enorme importância.

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