terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Autopeças com o selo do Inmetro



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Oito tipos de autopeças passam a ser fabricadas com selo do Inmetro no mercado de reposição, entre elas, amortecedores, item de segurança do veículo. A medida começa a vigorar agora em janeiro para fabricação e importação, o varejo tem o prazo até julho de 2014 para iniciar a comercialização desses produtos somente certificados com padrão de qualidade.

Fabricantes e importadores de oito de componentes automotivos devem comercializar os produtos no mercado de reposição com o selo do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a partir deste mês, conforme determina a portaria nº 301 de 21/07/2011 que trata da certificação compulsória de autopeças destinadas ao mercado de reposição. As autopeças que terão o selo do Inmetro são:

- Amortecedores de suspensão;

- Bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto;

- Buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores;

- Pistões de liga leve de alumínio;

- Pinos e anéis de trava (retenção);

- Anéis de pistão;

- Bronzinas;

- Lâmpadas para veículos automotivos.

A comercialização de fabricantes e importadores para o mercado de reposição começará em julho de 2013. O varejo tem até julho de 2014 para iniciar a vendas desses produtos.

O selo do Inmetro será obrigatório para autopeças destinadas a veículos fabricados ou importados, a partir de 1º de janeiro de 2000. Ficam isentos da obrigatoriedade componentes para linha de montagem, recall e de veículos de produção descontinuada fabricados até 31 de dezembro de 1999.

Segundo estimativas do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, a medida atenderá a 71% da frota circulante no País estimada em mais de 40 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, motos, caminhões e ônibus.  Desta forma, é possível garantir a procedência e o padrão de qualidade dos produtos no mercado da reposição. O consumidor poderá exigir peças com o selo do Inmetro.

Outros componentes automotivos já receberam o selo do Inmetro, como catalisadores e rodas. A previsão é que outros itens também sejam certificados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.