sexta-feira, 26 de julho de 2013

GM mostra progresso nas prioridades ambientais


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 Por Sharon Basel - Environment & Energy Communications

A General Motors reafirmou seu compromisso em reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental na produção de veículos, detalhando metas e registrando o progresso em relação as prioridades estabelecidas até 2020 em seu Relatório de Sustentabilidade 2012.

O relatório cobre temas como energia, emissões, resíduos e outras áreas fundamentais para a sustentabilidade no longo prazo.

Reduzir o consumo de energia e o volume de resíduos nas fábricas, operações e produtos é importante para os consumidores e “stakeholders”, afirma a GM no relatório. A estratégia de sustentabilidade da companhia gera valor para os consumidores através de novas tecnologias e custos operacionais reduzidos ao mesmo tempo em que permite a redução de custos, a mitigação de riscos e a geração de recursos.

“Sustentabilidade não é apenas um elemento fundamental na estratégia da GM em busca do sucesso, mas também um compromisso da liderança na inovação que pode transformar a indústria,” afirma o GM Chairman e CEO, Dan Akerson. “Nossa abordagem de longo prazo em relação a sustentabilidade nos capacita a aumentar a eficiência e reinventar a mobilidade pessoal para satisfazer as necessidades e estilos de vida dos consumidores.”

A GM desenvolveu os seguintes compromissos para satisfazer as necessidades do consumidor por veículos mais eficientes e reduzir significativamente o impacto ambiental de seus produtos:


  •     Lançar 500 mil veículos elétricos e híbridos nos Estados Unidos até 2017. Veículos GM do gênero incluem hoje o carro elétrico de autonomia estendida Chevrolet Volt, o Spark EV e o Buick LaCrosse, Regal, Chevrolet Malibu e Impala com o sistema “eAssist”.
  •     Dobrar o número de modelos com autonomia de 40 milhas/galão ou mais até 2017, como o Chevrolet Volt, Sonic, Cruze Eco, o novo Cadillac ELR, o Chevrolet Spark EV e o Cruze Clean Turbo Diesel
  •     Reduzir emissões dos veículos em 15% nos Estados Unidos até 2016 e em 27% na linha Opel/Vauxhall na Europa até 2020.


A GM baseia suas prioridades na área de sustentabilidade em uma avaliação das principais questões econômicas e ambientais globais e nos temas sociais vivenciados pelos consumidores e comunidades onde a companhia opera. “Stakeholders” internos e externos identificaram a eficiência dos produtos e o gerenciamento de emissões nas operações de manufatura entre os temas mais importantes para a companhia.

"O compromisso da GM em reduzir o consumo de energia e produção de resíduos para minimizar o impacto nas mudanças climáticas globais e oferecer valor aos consumidores se deve ao entendimento de que em uma economia global, ser mais eficiente aumenta a competitividade e reforça o resultado final," afirma David Foster, diretor executivo da BlueGreen Alliance. "Os ganhos conquistados pela GM em relação a estas metas são louváveis e nós estamos orgulhosos de chamá-los de parceiros no construção de uma economia mais limpa, que cria empregos de qualidade no país."

O gerenciamento energético da GM e a liderança em energias renováveis ajudaram a reduzir o teor de carbono em 5,3% desde 2010, progredindo em direção ao compromisso de chegar a 20% em 2020. Em 2012 a GM reduziu o equivalente a 173 mil toneladas métricas de emissões de CO2 em suas operações – o equivalente ao carbono sequestrado por mais de 4,4 milhões de árvores na primeira década de plantio.

A companhia utiliza mais de 60 MW de energia solar, gás de aterros e energia de biomassa em suas fabricas, em torno de metade de sua meta de 125 MW de energia renovável. A GM também reduziu em 7% o montante de energia requerido para fabricar um veículo e economizou 66 milhões de dólares através de iniciativas de redução de energia desde 2010.

O programa de reciclagem de 100% de resíduos da GM (conhecido como "zero aterro") continua a crescer por todo o mundo, produzindo benefícios que impactam no resultado final. A companhia lidera esta iniciativa na indústria, com 105 fábricas que reciclam, reusam ou convertem em energia todos os resíduos gerados nas operações (entre elas, no Brasil, as fábricas de Gravataí e Joinville). Através da reciclagem e do reuso de 90% dos resíduos gerados globalmente, a companhia gera em torno de 1 bilhão de dólares em faturamento anual. A GM reduziu o volume total de resíduos em 25 kg por veículo desde 2010.

Akerson afirma que companhias excelentes usam sua força para liderar, dar exemplo e solucionar problemas. No início deste ano, ele solicitou ao governo norte-americano que desenvolva uma política nacional de energia que seja coesa e direcionada ao consumidor. A GM também foi o primeiro fabricante de veículos a assinar a Declaração do Clima, uma declaração do Ceres e sua coalizão "Business for Innovative Climate & Energy Policy".

A GM continua a integrar a sustentabilidade direcionada ao consumidor em seu modelo de negócios para criar valor a longo prazo e melhorar a competitividade. "Você pode ver a sustentabilidade em ação em tudo o que temos feito para crescer nosso negócio no mundo," afirmou Akerson.

Para maiores informações, visite www.gmsustainability.com.

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