sexta-feira, 25 de julho de 2014

Confira dicas de segurança no trânsito no Dia do Motorista


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Hoje, dia 25 de julho comemora-se o Dia do Motorista. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a categoria vai muito além do carro. A data vale para condutores de bicicleta, moto, carro de passeio, caminhonete e até carreta de 35 toneladas.

Engajada com a segurança no trânsito, a Michelin aproveita a data para ressaltar alguns cuidados que se deve ter na direção. “É imprescindível fazer uma revisão mecânica. Além do estado dos pneus, é necessário verificar se todas as luzes estão funcionando, se os limpadores de para-brisa não estão ressecados, se a água do radiador e o nível de óleo do motor estão completos e se os sistemas de direção e freios estão em perfeito estado”, afirma Flávio Santana, engenheiro e gerente de produtos da Michelin.

Os pneus merecem especial atenção, já que são o único ponto de contato do veículo com o solo. “É preciso cuidado nas frenagens e curvas, principalmente se o piso estiver molhado. Os pneus devem estar sempre em perfeito estado, levando em conta a calibragem e vida útil”, completa Santana.

De acordo com o Manual do Proprietário do Veículo, a calibragem deve ser feita quinzenalmente ou antes de pegar a estrada, independentemente do veículo. Se a pressão não estiver adequada, podem desgastar mais rapidamente, afetando diretamente a estabilidade e, consequentemente, a segurança.

Para indicar a hora certa de trocar os pneus, os fabricantes desenvolveram o TWI – Tread Wear Indicator –, que em português significa “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”. Os pneus devem ser trocados quando estiverem no mesmo nível da elevação da região entre os sulcos. Esses servem para aumentar a aderência e evitar aquaplanagem: quanto maior a profundidade, maior a capacidade de escoamento e menor a probabilidade de perda de estabilidade.

Já para os motociclistas, os cuidados são ainda maiores. Além de todos os cuidados preventivos, é necessário ficar atento à sinalização, ao fazer ultrapassagens perigosas e ao risco do tráfego pelos corredores.

Lembrando que independente do veículo, é indispensável estar com a documentação em dia. Seguro obrigatório, CNH, IPVA, licenciamento e seguro particular, são fundamentais.

Outros itens que merecem atenção:

    Níveis de óleo de freio e de motor;
    Nível da água;
    Freios;
    Injeção ou carburador;
    Bateria;
    Lanternas, setas e luzes do painel;
    Filtros de óleo e ar;
    Terminais elétricos;
    Lubrificação dos cabos de embreagem, acelerador e corrente;
    Suspensão dianteira;
    Amortecedores traseiros;
    Porcas e parafusos;
    Rolamento de roda;
    Caixa de direção;
    Velas;
    Regulagem de válvulas.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.