sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Fábrica da GM em Joinville comemora dois anos de atividades


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


A fábrica da General Motors em Joinville, em Santa Catarina, comemora dois anos de atividades como referência global em sustentabilidade e preservação do meio-ambiente. A unidade produz motores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de alumínio para os modelos Chevrolet Onix e Prisma.

Desde sua inauguração, no dia 27 de fevereiro de 2013, a fábrica já produziu mais de 110 mil motores, destinados à fábrica da GM de Gravataí (RS). No ano passado, a produção atingiu 57.458 unidades.

Resultado de investimentos de R$ 350 milhões, a unidade da GM em Joinville ocupa uma área total de 500 mil m². Aproximadamente 200 mil m² da área foram destinados à preservação ambiental.

A unidade caracteriza-se, também, por ser a única fábrica do setor automotivo da América do Sul a conquistar a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (Leed Gold) recebida em março de 2014.

Foi a segunda a receber a certificação entre as fábricas da GM no mundo – a primeira, em 2006, foi a unidade de Lansing Delta Township, localizada em Michigan (EUA). Entre as diversas inovações existentes e avaliadas estão a energia fotovoltaica, o uso racional da água e da energia elétrica, tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes e tratamento de água por osmose reversa

Durante o processo, foram consideradas as práticas e iniciativas sustentáveis da construção civil em diversas fases, da concepção do projeto à operação. Um dos requisitos era reduzir em 10% o consumo de energia em toda da fábrica.

A GM de Joinville conseguiu obter uma economia de 13,8% e deixa de emitir anualmente 119 toneladas de CO2. A fábrica também reutiliza 26 mil metros cúbicos por ano de água, volume equivalente ao consumo de cerca de 100 residências.

Em outubro do ano passado, a unidade catarinense atingiu o status zero resíduo para aterro. Com isso, a GM possui agora 122 unidades no mundo que reciclam, reusam e convertem em energia todos os seus resíduos das operações diárias.

Durante o processo rumo ao zero resíduo para aterro, a fábrica de Joinville desenvolveu maneiras criativas de reutilizar e reciclar os seus resíduos. Ela usa, por exemplo, os restos orgânicos do refeitório como fertilizante para suas árvores e flores, enquanto a madeira de embalagens é transformada em pedestais.

Engajar empregados para realizar a correta coleta seletiva foi fundamental para o sucesso da iniciativa. A equipe continua dedicada à melhoria contínua, focando na redução da quantidade de resíduos produzidos e buscando novas formas de reuso para materiais que hoje são reciclados.

Para Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, "a companhia tem um compromisso com a sustentabilidade. Para nós é motivo de orgulho ter investido em um conjunto de tecnologias que faz da fábrica de Joinville a mais sustentável da GM no mundo. Isso faz parte do DNA da GM”.


Fonte: GM do Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.