quarta-feira, 29 de junho de 2016

Sistema inédito de carros elétricos compartilhados chega ao País


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE) e com a Serttel, o Hapvida entregou à capital cearense, nesta terça-feira (28), o primeiro sistema de carros compartilhados 100% elétrico do País. Denominado Vamo (Veículos Alternativos para Mobilidade), o inédito sistema de car sharing trará um melhor impacto na mobilidade urbana. Como também não polui, os carros elétricos contribuirão ainda para a redução de emissão de gases poluentes. A operação dos veículos já inicia no próximo dia 4 de julho, com a demonstração dos automóveis em diferentes pontos da cidade de Fortaleza (CE).

Em Curitiba (PR), no ano de 2014, por exemplo, após cinco meses do início dos carros elétricos, houve uma redução de três toneladas na emissão de poluentes na atmosfera, segundo dados do Governo do Estado do Paraná. Nesse mesmo ano, na capital cearense, os automóveis foram responsáveis por 61% da poluição na região, com base na avaliação da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). 

Com o sistema de carros elétricos, os fortalezenses poderão dirigir veículos que poluem menos em comparação aos carros movidos à gasolina, tornando-se uma alternativa ambientalmente mais saudável. Como funcionam à energia recarregável por meio de suas baterias, os carros elétricos não emitem gases como o CO2, um dos principais vilões do clima.

Além de ser mais sustentável ao meio ambiente, cada carro compartilhado pode evitar entre seis e nove carros particulares nas ruas. Inicialmente, a operação experimental contará com frota de cinco veículos elétricos, que serão disponibilizados aos usuários em, pelo menos, duas estações em Fortaleza. O projeto também prevê descontos para quem compartilha a carona. No mundo, existem apenas três modelos iguais em pleno funcionamento: Londres, Paris e em Indianápolis, nos EUA.

“Ficamos muito felizes de dar esse presente à cidade de Fortaleza. As pessoas precisam perceber que compartilhar traz muitos mais benefícios às relações pessoais e à própria saúde. Para o Hapvida, este projeto vai ao encontro com nossa missão de promover saúde e bem-estar para as pessoas. Por isso, abraçamos com grande alegria esta iniciativa”, diz Simone Varella, diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida.

Como funciona – Para aderir ao “Vamo, Fortaleza”, será necessário que o interessado tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apresente comprovante de residência e pague uma taxa de adesão, que passará a ser utilizada como consumação, no valor de R$ 40. Os usuários do Bilhete Único da capital cerarense terão desconto de 25% na adesão.

O “Vamo, Fortaleza” contará com um site e um aplicativo, pelos quais os usuários poderão se cadastrar no sistema e utilizar os carros elétricos. Um número de call center será disponibilizado para atendimento de dúvidas, elogios e reclamações. Os modelos que serão utilizados são de marca chinesa: Zhi Dou e BYD (modelo E6).

Depois de realizar o cadastro e ser habilitado pela central de operações, o usuário deverá adquirir um passe (chave virtual) por meio do pagamento da taxa de adesão. O pagamento será feito por meio do cartão de crédito informado na página web ou pelo aplicativo móvel (APP). Após criação de cadastro e habilitação de passe com sucesso, o usuário receberá um e-mail de confirmação, autorizando-o a utilizar o sistema. 

Fonte: CDN – Comunicação  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.