quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Coluna #Transito e Vidas por Mario Divo - Os programas de pesquisas do Instituto FIA!


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


Os programas de pesquisas do Instituto FIA!
Dia desses, em um evento aqui no Brasil, algumas pessoas me perguntaram sobre um possível paradoxo de a FIA promover competições com potencial risco de acidentes para, simultaneamente, estruturar seus clubes a trabalharem na temática da mobilidade e da segurança viária. Achei que valia a pena trazer o assunto aos leitores deste espaço.
Nas pistas de corridas e competições, há toda uma tecnologia e capacitação profissional orientadas para que os riscos sejam minimizados. São raros os acidentes fatais, por mais espetaculosas que sejam as piruetas dadas por bólidos desgovernados. Na questão de mobilidade e segurança, os padrões e as preocupações são de diferente grandeza e dimensões. Muito aprendizado nasce das pistas, mas o grande volume de estudos envolve instituições internacionais, algumas especializadas e outras mais generalistas.
Criado em 2004, o Instituto FIA é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve estudos para melhorar a segurança do esporte a motor e a sustentabilidade ambiental. Ele lidera projetos que incentivam o rápido desenvolvimento de novas e melhores tecnologias de segurança, que facilitam a padrões mais elevados de educação e formação, e com foco na sensibilização em questões de segurança e sustentabilidade.
As áreas de estudo e pesquisa do Instituto FIA são, resumidamente: os equipamentos usados pelos pilotos; a concepção tecnológica dos carros, o acompanhamento e controle de emissão de gases pelos carros; o projeto e gestão do circuito, incluindo a proteção ao espectador; as instalações médicas e o treinamento de equipes de resgate; o controle técnico dos eventos da corrida; procedimentos de compensação de carbono; a logística de armazenamento e otimização de consumo de energia, e; a preservação ambiental.
Quer um exemplo? No início de Agosto de 2016, as autoridades desportivas nacionais, do mundo todo, foram convidadas a sugerir tópicos de pesquisa para melhor segurança nas competições, após 2017. Os trabalhos de investigação podem ser de natureza técnica e/ou médica, e terão participação da FIA, seus organismos diretos e parceiros. É um mundo de pesquisadores que, a partir do esporte, traz soluções aplicáveis ao cotidiano.

Mario Divo é o Diretor Institucional do ACBr - Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel - E-mail: mario@automovelclubebrasileiro.com.br / Site: www.automovelclubebrasileiro.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.