quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Nissan mostra veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 
 
A Nissan apresentou nesta terça, 13, durante o lançamento do programa "Renova Bio 2030", em Brasília, o primeiro protótipo de veículo em todo o mundo a ser movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona através de energia elétrica de bioetanol, com autonomia superior a 600 km. O veículo também foi rodando até o Palácio do Planalto e foi exibido ao Presidente da República, Michel Temer. O novo e inédito sistema se insere no conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan e apresenta uma "Célula de Combustível e-Bio", com um gerador de potência movido por meio de uma SOFC. Ela utiliza a reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente.

O protótipo com a Célula de Combustível faz parte do compromisso mundial da Nissan para o desenvolvimento de veículos com emissões zero e novas tecnologias automotivas, incluindo sistemas de condução autônoma e conectividade. A Nissan já tem o carro 100% elétrico mais vendido do mundo, o LEAF, e é pioneira em sistemas de mobilidade inteligente, muitos deles que serão implantados em uma nova gama de veículos nos próximos anos.


Neste mais recente desenvolvimento de tecnologia de emissões zero, o protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh que permite uma autonomia de mais de 600 km. A Nissan vai realizar testes de campo em vias públicas no Brasil, usando o protótipo.

A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho, em Yokohama, no Japão, e o primeiro protótipo com o sistema foi revelado mundialmente no Rio de Janeiro, em agosto, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 – que foi patrocinado pela Nissan. O motor é limpo, altamente eficiente e funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono. Além disso, a Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com os seus custos baixos de manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil.

A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia e utiliza uma infraestrutura que já existe. "No futuro, a Célula de Combustível e-Bio vai se tornar ainda mais ecoamigável, com a possibilidade da utilização do etanol misturado à água, mais fácil e seguro de manusear do que outros combustíveis. Isso, sem a necessidade de se criar uma nova infraestrutura", afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.