quinta-feira, 9 de março de 2017

Salão de Genebra: Goodyear apresenta novos conceitos e tecnologia para mobilidade urbana


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


A Goodyear Tire & Rubber Company apresenta nesta semana, no 87º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, novas e emergentes tecnologias de seus mais recentes pneus-conceito imaginados para o futuro da indústria automotiva.

Na evolução do ecossistema de mobilidade, definido pela transição para os veículos sem motorista em centros urbanos, a Goodyear pretende revolucionar a interação entre pneus, veículos e seus entornos.

Entre os seus novos conceitos – o Eagle 360 Urban em formato esférico e o pneu inteligente IntelliGrip Urban –, novas tecnologias como inteligência artificial e sistema de conectividade vehicle-to-everything (V2X) foram desenvolvidas para ajudar os veículos autônomos do futuro a enfrentarem todas as dificuldades e incógnitas que se aplicam durante a condução de um automóvel.


"O futuro da indústria automotiva está sendo definido por rápidos avanços em tecnologia, assim como por mudanças nas atitudes e no comportamento dos consumidores", afirma Joe Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear. "Os conceitos e tecnologias que estamos mostrando em Genebra fazem parte da revolução que está acontecendo na intersecção de autonomia, mobilidade e conectividade, onde os pneus e os serviços desempenharão um papel crítico para atender às necessidades de informação e desempenho de nossos clientes", destaca.

O Eagle 360 Urban é uma evolução da versão de 2016 do conceito de design esférico da Goodyear para veículos autônomos. A nova edição integra ainda mais o pneu ao sistema nervoso do veículo – uma inteligência artificial ou um "cérebro" que permite sentir, decidir, transformar e interagir com as condições do ambiente.

Suas principais características incluem:

• Conectividade de comunicações V2X para coletar e compartilhar informações em tempo real sobre as condições de direção, a partir de dados dos pneus, outros veículos, infraestrutura e sistemas de trânsito, para obter um panorama completo de informações;

• Inteligência artificial, para processar dados por meio de algoritmos de aprendizagem e melhorar a frenagem, condução e eficiência;

• Uma pele biônica feita com um polímero superelástico com capacidade sensorial elevada e flexibilidade para adaptar seu padrão de banda de rodagem às condições de direção, com a ajuda de componentes abaixo da superfície.

Saiba mais sobre o Eagle 360 Urban, incluindo como a sua forma esférica é ideal para a direção na cidade, nesse vídeo: https://youtu.be/KAdw09M-F-g.

Goodyear IntelliGrip Urban

O IntelliGrip Urban é um conceito inteligente de pneu projetado para o transporte autônomo sob demanda, com foco na maximização do tempo de atividade e na redução de custos operacionais para provedores de serviços de compartilhamento de viagem.

Goodyear IntelliGrip Urban_03Suas principais características incluem:

• Tecnologia de sensores para coletar e compartilhar informações sobre as condições rodoviárias e climáticas com o sistema de controle do veículo, visando otimizar a velocidade, a frenagem, a condução e a estabilidade;

• Manutenção proativa por meio de telemetria e monitoramento das condições dos pneus, para maximizar o tempo de atividade, permitindo que os operadores de frota identifiquem e resolvam com precisão os problemas relacionados aos pneus antes que eles aconteçam;

• Eficiente em termos de consumo de combustível, com design alto e fino, que reduz a resistência ao rolamento e amplia o alcance para veículos elétricos. Além disso, a menor quantidade de ranhuras na banda de rodagem reduz os níveis de ruído e proporciona uma direção mais confortável e uma vida útil mais longa.

Saiba mais sobre o IntelliGrip Urban aqui: https://youtu.be/m25iCQCN_t8.

Embora estes sejam pneus-conceito para o futuro, eles representam um aspecto essencial da estratégia de inovação da Goodyear e do foco no cliente dentro de um novo ecossistema de mobilidade, disse Zekoski.

Fonte: Goodyear do Brasil – Relações Públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.