sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Expedição percorre 25mil km de estradas a bordo de uma Caravan 1976


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


Foram 240 dias na estrada em uma viagem única. A bordo de uma Caravan 1976, os fotógrafos Otávio Lino e Marcio Sanches atravessaram quase 25mil km de estradas e rios do país. Tudo isso para fazer uma grande reportagem sobre a cultura de raiz do Brasil. Foram muitas histórias, paisagens e perrengues cinematográficos. Depois de terminada esta expedição, agora é a hora de contar essa história.

Nosso objetivo na Expedição Raiz foi conhecer 12 lugares que tivessem uma paisagem única, cenários novos ou consagrados do ecoturismo nacional.

Saindo de São Paulo fomos para as cavernas do Vale do Ribeira. Seguimos para o sul e chegamos em Aparados da Serra. De lá começamos a nos afastar de casa para o Pantanal, Chapada dos Veadeiros, Jalapão, até chegamos em Mamirauá, 3 dias rio acima de Manaus. Depois de descer o rio de volta a Belém, voltamos para estrada pelo Nordeste. Primeiro os Lençóis Maranhenses e então o Cariri Paraibano e Chapada Diamantina. Já quase no fim da expedição conhecemos as montanhas da Serra da Mantiqueira o litoral de Paraty no Saco do Mamanguá. E, em cada lugar, apareciam diante dos olhos belezas únicas.

Passamos por alguns bons perrengues. Dormimos dias a fio em postos de gasolina. Ficamos 28 dias morando em uma oficina mecânica no interior de Tocantins. Para ajudar a bancar a viagem vendíamos fotos na rua, de onde levantamos mais de R$3.000. E assim concluímos a missão. Conhecemos as paisagens e as pessoas de todo o país.

E, afinal, onde é o lugar mais bonito do Brasil? Depois de 8 meses na estrada com a Expedição Raiz chegamos à uma conclusão: todos os lugares são únicos, e a beleza está na forma como olhamos para cada detalhe. Cada cultura tem sua forma de ver a vida, passada de geração em geração, e consegue e de se adaptar à paisagem que está a sua volta. E é nessa união, entre a cultura e a natureza, que está a beleza do Brasil.

A Expedição Raiz será publicada em 12 reportagens no site www.expedicaoraiz.com.br,  e estamos procurando parcerias para finalizar uma série também de 12 episódios para a TV. E todas as nossas publicações estão no Facebook e Instagram (www.facebook.com/expedicaoraiz e www.instagram.com/expedicaoraiz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.